Ortodontia: o que é, para que serve e seus benefícios
Postado em maio 24, 2022 por sorriavitta
ortodontia

Dentes alinhados, aparelhos e manutenção – todos esses são aspectos pertencentes a um dos variados ramos da Odontologia: a Ortodontia. Procurada por muitos que desejam melhorar seu sorriso, a Ortodontia não abrange exclusivamente a parte estética, sendo também diretamente relacionada às questões de saúde!

O que é ortodontia?

A Ortodontia é a especialidade da Odontologia que atua no tratamento e/ou correção da posição dos dentes e dos ossos maxilares. Dentro desse ramo, são trabalhadas diferentes modalidades de tratamento ou aparelhos, sempre de acordo com as necessidades específicas do paciente. O Ortodontista, por sua vez, avalia cada caso e auxilia na proporção de um sorriso alinhado e funcional.

Quais são os tipos de Ortodontia?

A Ortodontia possui três vertentes: a Preventiva, a Interceptativa e a Corretiva.

Ortodontia Preventiva

Este tipo de Ortodontia tem o objetivo de evitar a necessidade de determinados processos como uma extração ou o uso do aparelho fixo. Essa especialidade garante a saúde bucal do paciente e seu bom desenvolvimento, prevenindo problemas complexos e reduzindo o número de possíveis procedimentos futuros.

Ortodontia Interceptativa

A Ortodontia Interceptativa é utilizada visando interceptar uma situação ou problema ortodôntico já existente, na fase o mais inicial possível. Ou seja, ela tem o propósito de evitar ou interferir no desenvolvimento de problemas de oclusão, como a mordida cruzada, profunda ou aberta.

Ortodontia Corretiva

A Ortodontia Corretiva, por sua vez, tem a finalidade de realizar a correção de posicionamentos ou maloclusões, por meio da utilização de aparelhos ortodônticos – móveis ou fixos. Dessa maneira, há a movimentação gradativa dos dentes e ossos maxilares a fim de corrigir seu posicionamento, garantindo uma melhor saúde bucal e a funcionalidade do sorriso.

 

Quais problemas a Ortodontia resolve?

Confira a seguir os principais problemas que a Ortodontia no geral aborda e trata:

  • Apinhamento dentário;
  • Dentes tortos ou desalinhados;
  • Mordida cruzada, profunda ou aberta;
  • Diastemas (ou espaço entre os dentes frontais);
  • Dificuldade na mastigação;
  • Respiração bucal;
  • entre outros…

Se você possui algum dos problemas acima, é recomendável a consulta com um Ortodontista. Por meio de exame clínico, o especialista verificará a sua saúde bucal e será planejado o melhor tratamento de acordo com cada caso.

 

Benefícios do tratamento ortodôntico

Os benefícios da Ortodontia vão muito além da estética do sorriso, interferindo positivamente no bem-estar e na saúde de cada paciente. Veja a seguir algumas das vantagens de seguir um tratamento ortodôntico:

  • Melhor higienização dos dentes e hálito saudável

O alinhamento dos dentes proporciona mais facilidade para sua higienização de forma correta, o que acaba por prevenir doenças gengivais, cáries e mau hálito.
Melhora das dores de cabeça

As constantes dores de cabeça muitas vezes são relacionadas ao mau posicionamento dos dentes, que provocam a tensão muscular. Tal tensão afeta a articulação temporomandibular (ATM), causando dores na região ou enxaquecas.

  • Melhora da fala e da respiração

A alteração e desalinhamento dos dentes pode representar problemas na base óssea (mandibular e maxilar), o que acaba por atrapalhar a dicção e/ou a respiração. Com a correção e tratamento adequado dessas áreas, tanto a respiração como a fala podem apresentar grandes melhoras.

  • Sorriso harmônico

O tratamento ortodôntico proporciona ao paciente o alinhamento dos dentes, garantindo um sorriso bonito e harmônico. Além disso, o uso do aparelho pode harmonizar inclusive o rosto, modificando e alinhando a estrutura facial.

  • Estética e autoestima

Mesmo a estética não sendo o principal foco dos tratamentos ortodônticos, é inegável esse ser um dos seus grandes benefícios. Um sorriso alinhado e harmônico eleva a confiança do paciente, sendo fator crucial para a elevação da autoestima.

Se deseja ter tais benefícios, faça já a sua consulta. Na Sorria Vitta, você conta com dentistas especializados que farão o planejamento mais adequado para o seu caso. Agende sua avaliação!


0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Você pode gostar também

ortodontia
Blog
24 de maio

Dentes alinhados, aparelhos e manutenção – todos esses são aspectos pertencentes a um dos variados ramos da Odontologia: a Ortodontia. Procurada por muitos que desejam (…)


invisalign
Blog
3 de março

Invisalign: tudo que você precisa saber antes de colocar Na hora de cuidar dos seus dentes, seja por estética ou saúde, os aparelhos ortodônticos apresentam (…)


clareamento dental
Blog
24 de fevereiro

Clareamento dental: como funciona e posso fazer em casa? É muito comum se sentir inseguro devido a coloração amarelada dos dentes! É por isso que (…)


Preencha agora sua anamnese
E ganhe tempo na sua consulta.