Clareamento Dental: como funciona?
Postado em fevereiro 24, 2022 por Lais Harumi
clareamento dental

Clareamento dental: como funciona e posso fazer em casa?

É muito comum se sentir inseguro devido a coloração amarelada dos dentes! É por isso que viemos falar do clareamento dental, um tratamento pouco invasivo e de resultado rápido. A solução para quem quer dar um up no sorriso!

E com a internet, muitas das proclamadas “dicas” e tutoriais de “faça você mesmo” indicam produtos que acabam prejudicando sua arcada dentária! Não caia neste golpe! Saiba o que é este tratamento e como ele funciona!

 

Como funciona o clareamento dental?

A técnica é simples e consiste em deixar os dentes em contato com agentes químicos branqueadores. Porém, é fundamental que seja realizado por profissionais qualificados, que tenham os cuidados necessários com a saúde bucal de forma geral.

 

Quais os tipos de tratamento?

Existem três tipos de tratamento:

  1. Aquele feito em consultório. Nesse tipo, o laser promove a oxidação das proteínas e aminoácidos do dente. O tratamento dura em torno de uma hora. Com duas a três sessões, ele é ideal para quem quer um tratamento rápido e prático;
  2. O caseiro, que é feito com uma plaquinha e através da prescrição de um gel. O uso é durante a noite ou por quatro horas do dia, durante um mês. É um tratamento mais barato e por seu produto ser mais leve, causa menos sensibilidade.
  3. Combinação de ambos de acordo com cada caso. Ou seja, melhor escolha é feita sempre com o profissional, que saberá como o seu caso deverá ser tratado para obter o melhor resultado!

 

Quais são os cuidados ao fazermos o clareamento dental?

Durante:

  • Para um tratamento eficaz é necessário evitar alimentos ácidos, como limão, laranja, refrigerantes e café. Fumar será especialmente prejudicial neste período, além de outras práticas que normalmente desgastam os dentes. Esses fatores vão reduzir, parcialmente, o efeito do procedimento.
  • No tratamento caseiro, é necessário um acompanhamento semanal para que o progresso seja estabilizado e qualquer alteração possa ser feita!

 

Pós tratamento:

  • Para aumentar a durabilidade do efeito, o certo é evitar alimentos e bebidas com muito corante como o café e o refrigerante, assim como fumar.
  • Depois de um certo período, de seis meses a dois anos, dependendo dos seus hábitos de higiene bucal, é necessário fazer um retoque para um efeito impecável e duradouro! 

 

Quem pode fazer clareamento dental?

Apesar de ser um tratamento não invasivo, o clareamento é contraindicado para algumas pessoas. Aquelas que são sensíveis a tetraciclinas, pacientes gestantes, mulheres que amamentam e crianças abaixo de 15 anos. Nesta idade, a câmara pulpar, onde ficam os nervos e vasos sanguíneos, ainda é muito ampla, aumentando a sensibilidade do dente! E, para pacientes com muitas restaurações, o resultado não será tão efetivo, devido à resina. No entanto, quando se incomodam com essas condições, qualquer paciente adulto pode optar por lentes de contato dentais.

 

Produtos caseiros para clareamento?

Ao ver os vídeos que viralizam de soluções milagrosas para branquear os dentes, é difícil não querer fazer. Mas a realidade é que mesmo sendo soluções mais baratas e práticas (bicarbonato, vinagre, carvão, entre outros promovidos), elas não vão trazer resultados efetivos. No melhor dos casos, as soluções são temporárias que podem até comprometer sua saúde bucal, pois estes produtos podem corroer o seu dente, causando sensibilidade. Por isso, antes de tentar um desses tutoriais, consulte o seu dentista!

 

Quanto custa o clareamento dental?

Os preços variam de 800 a 3.000 reais, dependendo do lugar e do tipo de tratamento, com o caseiro sendo a opção um pouco mais barata! E a alternativa de lentes de contato dentais, pode ir de 1,4 mil a 3 mil reais por dente! Na Sorria Vitta, você aproveita a qualidade nos tratamentos com valores diferenciados e condições especiais, agende uma avaliação!


1 Comentário

  1. zoritoler imol disse:

    I am not real good with English but I find this real leisurely to translate.

    https://www.zoritolerimol.com

Deixe o seu comentário!

Você pode gostar também

invisalign
Blog
3 de março

Invisalign: tudo que você precisa saber antes de colocar Na hora de cuidar dos seus dentes, seja por estética ou saúde, os aparelhos ortodônticos apresentam (…)


clareamento dental
Blog
24 de fevereiro

Clareamento dental: como funciona e posso fazer em casa? É muito comum se sentir inseguro devido a coloração amarelada dos dentes! É por isso que (…)


Invisalign
Diferenciais
18 de novembro

Invisalign®: saiba tudo sobre o líder dos alinhadores Invisalign® é um tipo de aparelho ortodôntico que utiliza alinhadores transparentes que corrigem e transformam o seu (…)


Preencha agora sua anamnese
E ganhe tempo na sua consulta.